bolsas femininas

Seu Dicionário Amoroso Online

-

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

7 erros de quem acaba de terminar um relacionamento (parte 1)

Terminar um namoro de longa data ou por um ponto final em um casamento, para a maioria, funciona como um luto. Os sentimentos gerados pela ruptura e o tempo necessário para que a ferida cicatrize devem ser respeitados. Mas não é fácil ter a força e a paciência para isso.

Em consultório, percebo que algumas pessoas fogem da realidade após o rompimento e entram em um estado de euforia tremendo. Buscam em outros encontros, em saídas com os amigos ou na atitude de se afundar no trabalho a resposta para o que aconteceu.
 Ana Zampieri,
terapeuta sexual e de casais

Esta tal “fuga” da realidade é apenas um dos erros cometidos por quem acaba de se separar. O THG ouviu especialistas no assunto e listou sete ciladas vividas por recém-solteiros. Confira e fique preparado para não cair em nenhuma delas:

1. Desesperar-se para preencher o vazio



Por não terem mais a companhia da ex, algumas pessoas sentem-se na obrigação de preencher este espaço que ficou. “Quando não temos força suficiente para compreender o que aconteceu, podemos optar por esquecer, culpar o outro ou tentar fugir do sofrimento. Há conflitos e muitos sentimentos envolvidos de ambos os lados e a maioria dos pacientes procura compensar a falta da pessoa amada com a procura de outras coisas”, aponta a psicóloga especializada em relacionamentos Wânia Prado. Neste caso, o melhor é saber se respeitar. “Cada um tem o seu tempo de luto e aceitação sobre o que passou. É preciso respeitar esse momento e vivenciá-lo para que, com a experiência, aconteça o autoconhecimento”.

2. Não aceitar o término

O medo da solidão faz com que as pessoas não aceitem que o encanto acabou. Tem gente que nega o fim porque hesita em aceitar que viveu uma grande ilusão ou em um ‘castelo de sonhos’ durante o relacionamento. Há também quem acredite que, mantendo contato com o ex, a separação será mais fácil, o que nem sempre é verdade. O ideal é que a pessoa aceite o que aconteceu, viva seu tempo de luto e se recupere, para estar pronta e aberta a novos relacionamentos.
A publicitária Fernanda Bolzan é  o exemplo de pessoa que já passou por isso. “Errei quando tentei manter a amizade depois de terminar um namoro de cinco anos. Assim, ele demorou muito mais para aceitar a nova realidade e acabei fazendo sofrer alguém que respeito muito e com o qual passei anos muito importantes da vida. Por isso, dou a dica: o ideal é manter a cabeça distante do ex e buscar formas de conhecer e encarar de novo a vida de solteiro. No meu caso, a forma que encontrei de me recuperar do choque foi fugir da rotina. Fiz um cruzeiro com duas amigas. Foi bom, porque entendi que tinha acabado e me distraí.”

3. Bloquear-se sexualmente



Geralmente isso acontece com mulheres. Por estar intimamente ligado ao afeto, o apetite sexual pode sofrer após a separação. “Algumas pessoas vivem tanto tempo presas em um relacionamento que, quando ele termina, bloqueiam-se. Atendo muitas mulheres que acham que nunca mais ficarão nuas diante de um novo parceiro. Mas esse bloqueio está ligado a diversas questões: como terminou esse casamento ou namoro, qual a idade da mulher e homem envolvidos e o motivo da separação. A maioria das mulheres sente-se mais frustrada; ficam desiludidas e com a sensação de que investiram em algo que não deu certo. Homens são mais práticos quando o assunto é sexo, enquanto as mulheres associam o ato ao lado emocional”, explica Ana Zampieri.

A primeira parte da postagem fica por aqui, até breve e se liguem no THG!

By - with No comments

0 comentários:

Postar um comentário